segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O PARTIDO PETRALHA INSPIROU-SE NO MODELO CUBANO


Diferentemente do artigo 5º da Constituição brasileira, o artigo 5º da cubana não garante liberdades individuais a seus cidadãos e os submetem aos dirigentes do partido comunista, a saber:

artículo 5o.- El Partido Comunista de Cuba, martiano y marxista-leninista, vanguardia organizada de la nación cubana, es la fuerza dirigente superior de la sociedad y del Estado, que organiza y orienta los esfuerzos comunes hacia los altos fines de la construcción del socialismo y el avance hacia la sociedad comunista. ”

Quer isto dizer que os cidadãos cubanos não podem contrariar o partido comunista local, estando suas liberdades individuais (liberdade de expressão, liberdade de associação, direito de propriedade e tantas outras) submetidas a um poder central, liderado por altos figurões comunistas.

Já nos países democráticos, em que as liberdades individuais são garantidas, a população pode questionar seus governantes. O poder absoluto dos monarcas não tem vez. Trata-se de um fundamento democrático antigo, como se pode observar nos artigos 2º e 15 da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789:

Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade a segurança e a resistência à opressão. ”

Art. 15º. A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração. ”

Como se vê, segundo o artigo 2º, o estado existe para servir ao cidadão, e não o inverso. Segundo o artigo 15, aos cidadãos é garantido o direito de questionar as ações praticadas pelos agentes estatais. Portanto, o estado deve se submeter ao cidadão e o Parlamento cumpre o papel de representante do povo e fiscal do Executivo nos estados democráticos. Esta, aliás, foi a fórmula encontrada pelo Iluminismo para assegurar as liberdades fundamentais das pessoas.

O Poder Executivo brasileiro, entretanto, há muito tempo corrompeu esta fórmula democrática e, nos últimos dez anos, as coisas só pioraram. A presidente Dilma governa por meio de medidas provisórias e o submisso parlamento brasileiro não se opõe a nada, não fiscaliza nada.

Os congressistas brasileiros (incluindo medrosos da oposição) concordam com tudo e, no final das contas, não representam o povo que os elegeu. As vitórias folgadas de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) no Senado e na Câmara dos Deputados respectivamente expressam o estado moribundo do Congresso Nacional. Hoje, o congressista bem-sucedido é aquele que controla Ministérios, empresas públicas e órgãos em geral concedidos pelo Executivo, governado pelo petismo.

Por este motivo, os brasileiros estão dominados por uma classe política vil, que subverteu todos os princípios democráticos. Um voto consciente seria um bom remédio contra este estado de injustiça, mas nem sequer isto é possível, pois os candidatos que se apresentam já estão comprometidos com aqueles que parasitam o estado.

Infelizmente, assim como o cidadão cubano, o brasileiro não tem como expressar seu repúdio por meio de seus representantes contra o regime petralha, pois eles foram cooptados e obedecem bovinamente às ordens da presidente.

Fontes:


Escrito por O ANTIPETRALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.