domingo, 27 de janeiro de 2013

MATAR MAIS DE 200 É MENOS GRAVE DO QUE NÃO PAGAR IMPOSTOS





    Segundo o noticiário, os dados divulgados no dia de hoje registram as mortes de mais de 200 cidadãos brasileiros num incêndio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na boate Kiss. Lamentável! Como dificilmente restará comprovado o dolo dos responsáveis, isto é, a intenção de matar, eles serão condenados por homicídio culposo, cuja pena é a seguinte:

Art 121. Matar alguém:
(...)
Homicídio culposo

§ 3º Se o homicídio é culposo: 
Pena - detenção, de um a três anos. ” (Código Penal)


Mas a pena é maior se o cidadão quiser enganar o Fisco, não pagando tributos:


Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:
I - omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;


II - fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;


III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;


IV - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;


V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.


Pena - reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.” (Lei 8137 de 1990)


A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que os congressistas brasileiros não arrumam as leis? O que os impede de mudá-las?

Escrito por O ANTIPETRALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.